Por Alex Sandro Alves
Retrospectiva 2025: O Ano em que a Gente Respirou Fundo e Brilhou
Por Alex Sandro Alves
E lá se foi 2025! Se a gente pudesse resumir esse ano em uma figurinha do WhatsApp, seria aquela do "cansaço, mas com um sorriso no canto da boca". Foi um ano de montanha-russa, com momentos de "UAU!" e outros de "Meu Deus, me segura!".
Mas, no fim das contas, a gente sobreviveu e, o melhor, colecionou histórias incríveis.Na cultura, o Brasil deu um show de bola que fez a gente vibrar.
Finalmente, o Oscar veio para casa com "Ainda Estou Aqui", provando que nosso cinema é de primeira e que a campanha intensa valeu cada tweet.
E quem não se arrepiou com a Lady Gaga transformando Copacabana no maior palco do mundo? Foi o tipo de evento que a gente vai contar para os netos, um verdadeiro marco de união e festa.
Falando em história, a escritora Ana Maria Gonçalves fez história na Academia Brasileira de Letras (ABL), mostrando que o futuro da nossa literatura é plural e potente.
Ah, e para os amantes de mistério, Dan Brown e Ken Follett voltaram com livros novos, nos dando aquele respiro de aventura que a gente precisava para fugir um pouco da realidade.
Claro que nem tudo foram flores. O mundo deu suas cambalhotas, com algumas tensões políticas e econômicas que fizeram a gente apertar o cinto, como o famoso "tarifaço" de Trump nos EUA.
Vimos de novo a força da natureza nos lembrando da nossa fragilidade, com incêndios e crises climáticas, e a gente teve que lidar com a tristeza de se despedir de figuras importantes que nos inspiraram, como Divaldo Franco e o eterno Pepe Mujica. E, vamos combinar, o que foi aquele roubo no Louvre?
Parece coisa de filme, mas nos lembra que a arte e a história precisam do nosso cuidado. Mas o mais legal de tudo é que, mesmo com a "adultização" e a desinformação tentando nos pegar, a gente aprendeu a filtrar o que importa e a se conectar de verdade.
2025 foi o ano de aprender a ser mais forte, mais esperto e, principalmente, mais humano.
Então, é isso. 2025 foi o ano de segurar a onda, de celebrar as pequenas e grandes vitórias, e de entender que a vida é feita de altos e baixos, mas a gente sempre encontra um jeito de fazer a nossa parte.
Que venha 2026, com a gente mais maduro, mais leve e pronto para o que der e vier.
Que 2026 seja o ano em que a gente não apenas sonhe, mas finalmente tire o pé do freio e possa voar!
Boas festas e próspero 2026!
Até o próximo post...
Comentários
Postar um comentário